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Em breve: Caminho das Pedras: da arte ao produto cultural - Turma 1 Terça 18h -22h. DE 1200,00 POR:


Por:
R$ 1.000,00

ou 3x de R$ 353,23 com juros
 

Descrição Geral

O curso “Caminho das Pedras: da arte ao produto cultural”, em formato workshop modelo Canvas, tem como objetivo principal desmistificar e democratizar o acesso aos mecanismos da gestão e do empreendedorismo cultural. Idealizado e ministrado pela gestora cultural e empresarial, Patricia Castro, o curso visa atender ao item XII – profissionalizar e especializar os agentes e gestores culturais - Art. 1º aprovado o Plano Nacional de Cultura - LEI Nº 12.343, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010, em conformidade com o § 3º do art. 215 da Constituição Federal. Pretende-se compartilhar saberes, colaborar setor de fomento à cultura e a economia criativa, responsável pelo desenvolvimento econômico e social por meio de suas atividades vinculadas e diversos segmentos culturais que geram trabalho, emprego, renda e inclusão social.

Patricia Castro

Gestora cultural, consultora e especialista na área de fomento a cultura. MBA em Gestão Cultural pela (ABGC/UCAM). MBA em Gestão Empresarial (UCAM). Bacharel em Design. DRT em Dança (SPDRJ). Pesquisas sobre políticas culturais em Museus de Portugal (Lisboa, Porto, Guimarães e Póvoa de Varzim) e EUA (Seattle e Nova York). Curso de História da Arte - EAV. Curso de Negócios Inovadores – 99 Canvas. Ministrante do curso “Caminho das Pedras: da arte ao produto Cultural” (Workshop Método Canvas). Fundadora e Diretora da Arte Cultura (www.artecultura.com.vc). Coordenação de Projetos e Parcerias da Biblioteca Parque Estadual e paralelamente de festas e feiras literárias: FLIP 2018/19, LER 2018-19, FLIN/CEDINE, 2018FLUP 2018, Bienal 2019, FNLIJ 2019, entre outras - Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa-RJ. Diretora da Casa da Marquesa de Santos – FUNARJ / SECEC. Gestão Cultural no MIAN - Museu Internacional de Arte Naif do Brasil. Coordenação de Projetos do Ecomuseu de Santa Cruz na Secretaria Municipal de Cultura - RJ. Gestão do Projeto História no Ponto / MinC na Revista de História da Biblioteca Nacional – FBN. oordenação de Dança, Artes Visuais e do projeto“Geração Hip Hop” SESC Rio - Tijuca. Idealizadora e coordenadora a do projeto “Dançando na Escola”, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e diretora da Escola de Artes e Movimentos Anexo da Dança.   

 

EMENTA DO CURSO

Introdução - Qualificação e Profissionalização da Gestão Cultural

  • Plano Nacional de Cultura – LEI Nº 12.343, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2010 - Art. 1º. XII – profissionalizar e especializar os agentes e gestores culturais;
  • Agenda 21 da Cultura – Barcelona – 2004
  • Gestão Cultural – O que é / Quando / Como
  • Referências Associação de Gestão Cultural - ABGC/UCAM

 

 

1 – Mentoria do Projeto

 

  •  Concepção e Adequação ao Edital de Patrocínio ou Leis de Incentivo Fiscal
  •   Metodologia Canvas
  •   Brainstorming – Tempestade de ideias de modo criativo e eficiente 
  •   Diferenciais - interatividade, acessibilidade, inovação, sustentabilidade, capacitação e impacto sociocultural.

2 - Formatação do Projeto

  • Regulamento do edital – Leitura Minuciosa
  • Quem pode se inscrever em editais - Tipos Societários
  • Elaboração (Apresentação (O Quê?), Objetivo (Para Quê/Para Quem?) e justificativa (Por Quê?)
  • Metas – Quantitativo e Qualitativo – Público Alvo, Faixa Etária, Gênero (Quanto?)
  • Adequação e Inscrição online
  • Cronograma de Atividades (Quando?) e Estratégia de Ação (Quais Etapas?)
  • Planejamento Orçamentário (Quanto?)
  • Planos de Distribuição do produto cultural (Locais e Quantos?)
  • Identidade Visual – Material Gráfico Impresso e Digital
  • Plano de Comunicação – Assessoria de Imprensa Marketing Digital

 

3 - Logística e Operacionalização

  • Regulamentos e Leis que regem os editais
  • Quem pode se inscrever em editais - Tipos Societários
  • Legalização do Proponente e de Eventos: cartas, ofícios, convites, declarações, autorizações, doações, requerimentos, Formulários, Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Obra ou Serviço; Registro de Responsabilidade Técnica – RRT; Corpo de Bombeiros Militar RJ; Requerimento de Autorização de Eventos - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Civil da Secretaria de Estado de Segurança Chefia (Nada a opor); Requerimento IPHAN – Instituto Do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional; Contratos dos brigadistas e extintores; Contrato da empresa de segurançaDireitos Autorais - Requerimento ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição; SBT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e DRT – Sindicato dos Profissionais de Dança e afins.
  • Prestação de contas: Emissão de NF, Pagamentos, Abertura de Conta, Controle e Emissão de – CND, Relatório Final e Planilhas Físico-Financeiras.

     

 

4 - Gestão de Projetos / Eventos

  • Formação de Equipe: Definir Funções
  • Formas de Contratação
  • Logística – Regulamento e Legalização.
  • Estratégia de Ação: Planejamento e Desenvolvimento. 
  • Monitoramento: Check list de necessidades técnicas, produção e divulgação.
  • Ferramentas de Gestão: Requerimento de Eventos, Acordo de Cooperação; Convênios; Contratos; Planilhas; Termo de Referência; Termo de Compromisso, Termo de Permissão de Uso de Espaço e de Imagem, Termo de Adesão, Projeto Visual/Museógrafo/ Expográfico.
  • Tecnologia como ferramenta de divulgação: Google Form, Google Agenda (Agendamento Online), Lead/ Newsletter, QR Code (Quick Response ou Resposta Rápida) produção audiovisual através de Drones, App, Pontos Gel referenciados.
  • Plano de Comunicação: assessoria de imprensa, releases, briefing, gestão de redes sociais (FB e Insta), Midias Sociais (blogs e Youtube), website, marketing digital
  • Relatório Quantitativo/Qualitativo e Clipping

 

             5 – Captação de Recursos

  • Perfil Captador de Recursos: Inteligência Emocional e Relação interpessoal.
  • Socialização e Networking
  • O que os Patrocinadores buscam no projeto
  • Perfil da empresa - Benchmarking
  • Parcerias e Relacionamento com as Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Estadual Cultura e Economia Criativa
  • Plano de Contrapartidas
  • Vivências / Cases

           

- Modelos de financiamento à Cultura – Online

  • Editais de Fomento Público e Privado
  • Editais Nacionais e Internacionais
  • Parcerias e Apoios
  • Financiamento Coletivo – Crowdfunding
  • Financiamento Misto - Matchfunding
  • Emendas Parlamentares
  • Fundo Patrimonial

 

7 - Introdução as Leis de Incentivo Fiscal – Online

  • Lei do ISS (Municipal) - Lei do ICMS (Estadual) - Lei de Incentivo a Cultura (Federal)

 

8 – Curadoria

  • Feiras e Festas Literária
  • Artes Visuais / Museologia
  • Dança, Música e Teatro
  • Design e Moda

ORÇAMENTO

- Pagamento do curso será efetuado através de cartão de crédito pelo site Oficina da Raquel da seguinte forma: 

1 módulo – R$200,00 

A partir de 2 módulos: R$180,00 (Nesse caso, entrar em contato com a Oficina por e-mail)

8 módulos: R$1.000,00 (3 parcelas)

INFORMAÇÕES GERAIS

Turma 1

Início 10/03

Terça-feira, das 18h às 22h

Máximo 10 alunos por turma

8 encontros

32 horas de carga horária

Local: Rua Soriano de Souza 55 casa 1

 

CONTATO

oficina@oficinaraquel.com 

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO

 

Pagamento

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Disponibilidade: Imediata